• Projeto Jacarandá

O que é
o Projeto
Componentes
do Projeto
Atividades
de Construção
Programas
Socioambientais
Operação
e Manutenção

O que é o Projeto Jacarandá

O Parque Solar Jacarandá é formado por 04 centrais geradoras denominadas Juazeiro V, VI, VII e VIII e fica localizado no município de Juazeiro, estado da Bahia na região Nordeste do Brasil, em uma área total de 364 hectares. Após a conclusão da sua construção, terá capacidade instalada de 187MWp e contará com mais de 450 mil módulos. A quantidade de energia gerada seria suficiente para atender a uma cidade de 750 mil habitantes. A estimativa é evitar a emissão de aproximadamente 35 mil toneladas de CO2 por ano. O volume de emissões de CO2 que será evitado pode ser comparado à retirada de circulação de 36,8 mil veículos das ruas.

O Parque Solar Jacarandá fará uso da subestação digital do Parque Solar Engenheiro Manoel de Andrade, uma inovação na indústria solar brasileira introduzida pela Atlas em 2019. Também fará uso de módulos bifaciais, tecnologia de ponta em energia solar. Esses painéis solares absorvem a radiação nas faces dianteira e traseira, otimizando a conversão fotoelétrica e aumentando, dessa forma, a eficiência geral da usina.

As obras iniciaram no mês de outubro de 2020 e a previsão de finalização é em novembro de 2021. O pico do histograma de contratação de mão de obra irá alcançar 800 trabalhadores diretos, com a meta destes serem 70% residentes locais.