Programas Socioambientais
Durante toda a fase de implantação do empreendimento diversos programas socioambientais são executados pela Atlas para cumprir com os seus objetivos de responsabilidade socioambiental e para atender aos requisitos do licenciamento ambiental através do cumprimento dos condicionantes da licenças expedida.
Programa de recuperação de áreas degradadas
Plano de Afugentamento e/ou Resgate de Fauna
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Programa de Controle e Monitoramento de Emissão de Material Particulado
Programa de Educação Ambiental
Plano de segurança/emergência: é executado para permitir que todas as atividades do projeto sejam realizadas em conformidade com a legislação de segurança e saúde do trabalhador.
Plano de monitoramento da fauna: é realizado antes e durante as atividades do empreendimento para avaliar os impactos das atividades sobre a fauna.
Programa de Medidas de Controle de Processos Erosivos e Assoreamento: é executado para evitar a perda de solo por erosão e o transporte de sedimentos por escoamento superficial para as áreas de preservação permanente.
Plano de Controle de Monitoramento de Ruído: é realizado para monitorar o ruído oriundo das atividades do empreendimento, garantindo o conforto acústico das comunidades do entorno de acordo com a legislação ambiental brasileira.
Programa de comunicação social: a comunicação institucional e comunitária tem o objetivo de fortalecer laços e gerar uma maior credibilidade entre as partes: comunidades, sociedade civil, poder público e o empreendedor.
Programa de Monitoramento Arqueológico: é realizado o monitoramento por arqueólogos durante todas as atividades que envolvam movimentação de solo, com o objetivo de resgatar e preservar os bens arqueológicos que venham a ser identificados na área diretamente afetada do empreendimento.