• Projeto Jacarandá

O que é
o Projeto
Componentes
do Projeto
Atividades
de Construção
Programas
Socioambientais
Operação
e Manutenção

Programas Socioambientais

Durante toda a fase de implantação do empreendimento diversos programas socioambientais são executados pela Atlas para cumprir com os seus objetivos de responsabilidade socioambiental e para atender aos requisitos do licenciamento ambiental através do cumprimento dos condicionantes da licenças expedida.

Plano de segurança/emergência

Plano de monitoramento da fauna

Plano de monitoramento da fauna: é realizado antes e durante as atividades do empreendimento para avaliar os impactos das atividades sobre a fauna.

Programa de Medidas de Controle de Processos Erosivos e Assoreamento

Programa de Medidas de Controle de Processos Erosivos e Assoreamento: é executado para evitar a perda de solo por erosão e o transporte de sedimentos por escoamento superficial para as áreas de preservação permanente.

Plano de Controle de Monitoramento de Ruído

Plano de Controle de Monitoramento de Ruído: é realizado para monitorar o ruído oriundo das atividades do empreendimento, garantindo o conforto acústico das comunidades do entorno de acordo com a legislação ambiental brasileira.

Programa de comunicação social

Programa de comunicação social: a comunicação institucional e comunitária tem o objetivo de fortalecer laços e gerar uma maior credibilidade entre as partes: comunidades, sociedade civil, poder público e o empreendedor.

Programa de Monitoramento Arqueológico

Programa de Monitoramento Arqueológico: é realizado o monitoramento por arqueólogos durante todas as atividades que envolvam movimentação de solo, com o objetivo de resgatar e preservar os bens arqueológicos que venham a ser identificados na área diretamente afetada do empreendimento.

Programa de recuperação de áreas degradadas

Programa de recuperação de áreas degradadas: será realizado após a finalização das atividades, para a recuperação ambiental das áreas de apoio que não serão utilizadas durante a operação do empreendimento.

Plano de Afugentamento e/ou Resgate de Fauna

Plano de Afugentamento e/ou Resgate de Fauna: é realizado durante a atividade de supressão da vegetação para evitar o óbito de fauna e tratamento veterinário quando necessário.

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: é realizado para gerenciar de forma adequada todos os resíduos sólidos e efluentes sanitários gerados até a sua destinação final, conforme legislação ambiental brasileira.

Programa de Controle e Monitoramento de Emissão de Material Particulado

Programa de Controle e Monitoramento de Emissão de Material Particulado: é realizado para monitorar a emissão de partículas totais em suspensão oriundas das atividades do empreendimento, garantindo o conforto das comunidades do entorno de acordo com a legislação ambiental brasileira.

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental: é realizado com a comunidade do entorno do empreendimento e também com os trabalhadores da obra com o objetivo de conscientizar o público alvo sobre temas relacionados à preservação, sustentabilidade ambiental, valorização histórica e arqueológica do município e contemplando também conteúdos voltados para educação sexual e prevenção ao uso de drogas.

Avanços dos Programas Socioambientais

Plano de Segurança/Emergência
0%
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas
0%
Plano de Monitoramento da Fauna
0%
Programa de Afugentamento e/ou Resgate de Fauna
0%
Programa de Medidas de Controle de Processos Erosivos e Assoreamento
0%
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
0%
Plano de Controle de Monitoramento de Ruído
0%
Plano de Controle e Monitoramento de Emissão de Material Particulado
0%
Programa de Comunicação Social
0%
Programa de Educação Ambiental
0%
Programa de Monitoramento Arqueológico
0%
Programa de Capacitação e Integração de Mão de Obra local
0%