Valorização da cultura: livro traz história e tradições de terreiros próximos de usina de energia solar, em Juazeiro (BA)

Tudo começou com a identificação de oferendas na área de instalação do Complexo Fotovoltaico Jacarandá, da Atlas Renewable Energy. Para além de conservar o local utilizado pelos terreiros próximos, dialogar com as lideranças e garantir o acesso e sinalização, a companhia foi mais longe. Valorizando a cultura e as tradições locais, idealizou o livro “Memórias do Povo de Terreiro: histórias da religiosidade de matriz africana no município de Juazeiro/BA”, que será lançado neste sábado, Dia da Consciência Negra, 20/11, as 17 horas, na Via Bossa Nova – Nord Haus.

“Todo o processo, desde a verificação da área utilizada pelos terreiros, ainda antes do início das obras, passando pelo diálogo com os líderes e, finalmente, a confecção deste livro, foi de muito aprendizado e enriquecimento cultural para todos nós. O respeito à diversidade e cultura é uma diretriz da qual não abrimos mão em nossos empreendimentos e estamos muito orgulhosos do resultado deste trabalho”, destaca Fernanda Abreu, gerente de ESG da Atlas Renewable Energy.

A obra, elaborada pela escritora Ioná Pereira– Yalomifã, conta a história das atividades do Candomblé e da Umbanda no município de Juazeiro (BA), contribuindo com o reconhecimento, preservação e valorização das religiões de matriz africana, que são parte fundamental da construção da identidade e do patrimônio cultural do Brasil.

Durante o reconhecimento da área para a instalação do empreendimento, as equipes da Atlas identificaram a presença de oferendas em uma localidade. A companhia então iniciou os contatos com os terreiros da região, constatando a utilização da área, considerada sagrada, por 12 casas, sendo nove de candomblecistas e três de umbandistas. A partir deste momento, a Atlas, com apoio de suas consultorias, buscou as lideranças destas comunidades para entender a melhor maneira de conservar a área garantindo a continuação das atividades religiosas em absoluta harmonia com a instalação e a operação da usina solar.

Ioná Pereira – Yalomifã

Integrante do terreiro Unzó Congo Opó Mutalengunzo, Ioná é Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNE e pós-graduada em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais pela UFBA. Também é pós-graduada em Dança Educacional e Artes Cênicas pela Faculdade São Fidelis e Licenciada em Pedagogia pela ISESJT. Escritora, dançarina, atriz, coreografa e Terapeuta Holística, ela tornou-se uma referência para os povos e comunidades tradicionais na região norte do sertão baiano, graça a sua luta pelo o fortalecimento e a valorização da cultura e expressões da matriz africana e indígena no Brasil.

Sobre a Atlas Renewable Energy

A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de longo prazo nas Américas.

No Brasil, a companhia possui usinas em diferentes estágios, desde a construção até a operação, nos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais.

O Complexo Fotovoltaico Jacarandá, localizado no município de Juazeiro (BA), tem uma capacidade instalada de 157 MW, energia produzida por mais de 450 mil módulos fotovoltaicos bifaciais. A área total do empreendimento, que emprega cerca de 600 pessoas, é de 364 hectares.

Mais informações:

www.projetojacaranda.com.br

www.atlasrenewableenergy.com/pt-br/