ECOCICLO – SANEAMENTO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Você sabe o que é uma Iniciativa Social Privada? Esse termo é utilizado quando uma empresa investe um determinado recurso em projetos sociais de forma planejada, monitorada e voluntária.

Para promover esse investimento, com o propósito de beneficiar os moradores das comunidades localizadas no entorno do Parque Solar Jacarandá, a Atlas Renewable Energy iniciou a implantação do Projeto Ecociclo – Saneamento e Produção Sustentável.

O projeto visa implantar uma tecnologia saneamento rural nas residências das comunidades da área de influência direta do empreendimento, através de um sistema ecológico de tratamento que maximiza as ações de bactérias responsáveis pela decomposição e transformação dos dejetos do esgoto doméstico, devolvendo ao meio ambiente uma água tratada, sem poluir o lençol freático, rica em nutrientes para as plantas, que pode ser utilizada na irrigação.

Essa tecnologia tem alta durabilidade e não necessita de energia ou produtos químicos para seu funcionamento, também possibilita a preservação do meio ambiente, a melhoria da saúde e da qualidade de vida das famílias, além de aprimorar o conhecimento da população quanto a práticas agrícolas, associadas à segunda etapa do projeto, que consiste na implantação dos Quintais Produtivos, estimulando e viabilizando o plantio de espécies frutíferas em seus quintais.

O projeto teve inicio no mês de junho de 2021 e terá um total de 33 famílias beneficiadas.